Fale conosco

Plano de resposta a incidentes

PLANO DE RESPOSTA A INCIDENTES DE SEGURANÇA

Leia a seguir o nosso framework com planos e ações relacionados a incidentes de segurança e privacidade de dados.

O que é um incidente de segurança?

A Starta define um incidente de segurança em seus serviços online como uma violação confirmada de segurança que leva à destruição acidental ou ilegal, perda, alteração, divulgação não autorizada ou acesso a dados de clientes ou dados pessoais durante o processamento pela Starta.

Por exemplo, acesso não autorizado à infraestrutura de serviços online da Starta e exfiltração de dados do cliente constituirião um incidente de segurança, enquanto eventos de conformidade que não afetam a confidencialidade, integridade ou disponibilidade de serviços ou dados do cliente não são considerados incidentes de segurança.

Como a Starta responde a incidentes de segurança?

Sempre que há um incidente de segurança, a Starta se esforça para responder de forma rápida e eficaz para proteger os serviços Starta e os dados do cliente. A Starta emprega uma estratégia de resposta a incidentes projetada para investigar, conter e remover ameaças de segurança com rapidez e eficiência.

Os serviços de nuvem da Starta são continuamente monitorados quanto a sinais de comprometimento. Além do monitoramento e alerta de segurança automatizados, todos os funcionários recebem treinamento anual para reconhecer e relatar sinais de possíveis incidentes de segurança. Qualquer atividade suspeita detectada por funcionários, clientes ou ferramentas de monitoramento de segurança é encaminhada para as equipes de Resposta de Segurança específicas do Serviço para investigação. Todas as equipes de operações de serviço, incluindo as equipes de resposta de segurança específicas do serviço, mantêm uma rotação profunda de plantão para garantir que os recursos estejam disponíveis para resposta a incidentes 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Nossas rotações de plantão permitem que a Starta monte uma resposta eficaz a incidentes em qualquer momento ou escala, incluindo eventos generalizados ou simultâneos.

Quando uma atividade suspeita é detectada e escalada, as equipes de Resposta de Segurança específicas do Serviço iniciam um processo de análise, contenção, erradicação e recuperação. Essas equipes coordenam a análise do possível incidente para determinar seu escopo, incluindo qualquer impacto nos clientes ou nos dados do cliente. Com base nessa análise, as equipes de resposta de segurança específicas do serviço trabalham com as equipes de serviço afetadas para desenvolver um plano para conter a ameaça e minimizar o impacto do incidente, erradicar a ameaça do ambiente e recuperar totalmente para um estado seguro conhecido. As equipes de serviço relevantes implementam o plano com suporte das equipes de resposta de segurança específicas do serviço para garantir que a ameaça seja eliminada com sucesso e os serviços afetados passem por uma recuperação completa.

Depois que um incidente é resolvido, as equipes de serviço implementam as lições aprendidas com o incidente para melhor prevenir, detectar e responder a incidentes semelhantes no futuro. Incidentes de segurança selecionados, especialmente aqueles que afetam o cliente ou resultam em uma violação de dados, passam por um incidente post-mortem completo. O post-mortem é projetado para identificar lapsos técnicos, falhas de procedimento, erros manuais e outras falhas de processo que possam ter contribuído para o incidente ou que foram identificadas durante o processo de resposta ao incidente. As melhorias identificadas durante o post-mortem são implementadas com a coordenação das equipes de resposta de segurança específicas do serviço para ajudar a prevenir futuros incidentes e melhorar os recursos de detecção e resposta.

Contatos

Para notificar qualquer incidente de segurança e privacidade de dados, por favor, utilize nosso Suporte.